top of page

A pílula e seus perigos



Minhas pacientes sabem que , cada vez eu prescrevo menos pílulas anticoncepcionais. Apesar de ser um método seguro, e ser utilizado por cerca de 100 milhões de mulheres ao redor do mundo, ela guarda alguns segredos e riscos de devemos considerar antes de decidir usar .


❌ Diminuição da libido : ao bloquear a ovulação, um dos principais estímulos à libido é inibido. Quando ovulamos ficamos mais propensas a procurar pelo sexo. Sem ovulação, esse mecanismo pode ficar prejudicado. Além disso, a maior parte das pílulas diminui a taxa de testosterona na mulher.


❌ Risco de trombose : pílula com estrogênio , que são a maioria , aumentam a agregação das plaquetas , aumentando o risco de trombose, hipertensão e eventos cardiovasculares. Mulheres fumantes, ou com qualquer outro fator de risco para esses eventos , não devem , jamais, usar pílula que contenha estrogênio.


❌ Risco de câncer de mama : o uso prolongado de hormônios sintéticos , principalmente se você tem parentes de 1o grau com histórico de câncer de mama, pode aumentar consideravelmente sua chance de doença maligna na mama , a longo prazo.


Converse com seu médico, conheça outros métodos que podem substituir a pílula, mais seguros, menos agressivos para o organismo e com segurança maior.


Fica aqui a minha dica!

13 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page