top of page

Herpes Genital na Gestação




O Herpes é uma doença comum a muitas mulheres mas que ainda gera dúvidas! Vamos esclarecê-las hoje? 🙏🏻 Existem dois tipos de Herpes simples:

👉🏼 Tipo 1: acomete lábios e face

👉🏼 Tipo 2: acomete órgãos genitais


O Herpes se manifesta como pequenas bolhas que ardem, doem ou coçam, depois estouram e formam um pequeno machucado.


👶🏼 Pode ser transmitido para o bebê , mas não passa pela placenta. Ou seja, quando ele esta dentro do útero, está protegido!


Não é indicado o rastreio de rotina em todas as pacientes, mas quando possível, pode ser feito preferencialmente através de exames específicos, como o PCR.


O parto vaginal não está contraindicado. Só não deve ser feito caso a paciente apresente lesões ativas no momento do trabalho de parto ou apresente sinais de que a lesão vai aparecer.


✨ A paciente que tem Herpes genital recorrente já conhece os sintomas: ardência, dor e coceira - que geralmente aparecem sempre no mesmo lugar.


A cesariana é recomendada quando a paciente está com lesões ativas no momento do inicio do trabalho de parto, ou quando apresenta sinais de que a lesão está de voltando.


Apesar da taxa de transmissão ser de cerca de 7 a 8% no parto vaginal, é uma doença grave para o recém-nascido, com sequelas principalmente neurológicas. Não vale o risco de contaminar o bebê. 🦠


👉🏼A cesariana também não protege 100% das infecções neonatais, mas os casos ocorrem, geralmente, quando houve rotura da bolsa antes da cirurgia.


A cesariana não está indicada em pacientes que têm Herpes não-genital - por exemplo nas pernas, glúteos ou costas. As lesões devem ser cobertas com curativo oclusivo e o parto pode ser vaginal.


🍼 A paciente pode amamentar normalmente, desde que não haja lesões nos mamilos. Os cuidados de higiene devem ser seguidos, como lavar as mãos cuidadosamente.


✔️ Para evitar a recorrência e evitar lesões no período próximo ao parto, podem ser prescritos anti-virais via oral a partir da 36a semana de gravidez, como profilaxia.


Referência: American College of Obstetricians and Gynecologists' Committee on Practice Bulletins, Maio, 2020

34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page