Evite enjoos na gravidez

Atualizado: 21 de Fev de 2020



Sentir enjoo no começo da gestação é algo super normal, e que acontece com 70% das mulheres. esse desconforto é causado principalmente pelo aumento de alguns hormônios que vão preparar o corpo da mulher pra gestação. esse conjunto de mudanças deixa nosso estômago mais ácido, e a digestão fica bem mais lenta. e é isso que provoca os enjoos. Isso tudo acontece já no primeiro trimestre da gestação. a mulher fica mais sensível a sabores e cheiros, sente muitas náuseas, e pode até vomitar. o enjoo é mais comum pela manhã, mas pode acontecer em qualquer hora do dia.


Uma alimentação adequada pode aliviar bastante esses sintomas. para diminuir o enjoo, você deve seguir essas três dicas:


Dica 1 - beba bastante água

ande sempre com uma garrafinha na bolsa e tente beber uns três litros de água por dia, de preferência gelada. isso vai ajudar a controlar a acidez do seu estômago.

você também pode experimentar pingar algumas gotinhas de limão na sua água. o gosto do limão neutraliza o olfato e o paladar, e diminui aquela sensação chata de náusea. O chá e as balas de gengibre também são muito usados com essa mesma função.


  • Dica 2 - evite a gordurase a digestão está mais lenta, é hora de evitar comer alimentos picantes e pesados, como refrigerantes, frituras e carnes com muita gordura. tente manter uma dieta leve, com salada, carne branca, frutas e carboidratos. Alimentos secos como pães, biscoitos e castanhas, são ótimos para essa fase, e são bem fáceis de carregar na bolsa. os sucos de laranja, limão e abacaxi também podem diminuir a sensação de acidez no estômago.


  • Dica 3 - coma de 3 em 3 horas quando o estômago fica vazio, a sensação de acidez aumenta. a dica então é comer mais vezes, só que em porções menores. Mesmo que você não tenha fome, faça um pequeno lanche entre as refeições, até mesmo antes de se levantar. pode ser só um chá e um biscoito. Se você estiver fora de casa, leve um saquinho de castanhas ou uma barrinha de cereal. O importante é não ficar em jejum.



Os enjoos costumam acabar já no quarto mês da gravidez, quando a produção de alguns hormônios diminui, até se estabilizar. só que cada gestação é única. algumas mulheres podem sentir enjoo até o final da gravidez. nesses casos, o médico pode sugerir um tratamento mais específico.

mas atenção: se o seu enjoo for muito frequente e se você vomitar mais de uma vez por dia, você deve procurar seu obstetra. existem medicamentos que vão te ajudar.

se você conhece alguém que vai gostar de ouvir essas dicas, não deixe de compartilhar. até a próxima.




0 visualização0 comentário

Posts recentes

Ver tudo