top of page

Pés inchados após o parto




Sempre recebo ligações e mensagens das pacientes puérperas com a mesma pergunta. É bem comum eu receber as fotos dos pés inchados. Então vamos esclarecer! Os pés podem inchar bastante no pós-parto, INDEPENDENTE de ser parto normal ou cesárea.

É um fenômeno HORMONAL natural, que envolve a ocitocina (hormônio responsável pela contração uterina e pela ejeção do leite), a redistribuição de líquidos “retidos” durante a gravidez e a prolactina (hormônio que promove a produção de leite). Esse inchaço pode muitas vezes ser maior do que houve na gravidez.


Geralmente aparece no segundo ou terceiro dia após o parto e permanece por cerca de 10 dias. E coincide com o momento da apojadura (quando o colostro começa a ser substituído por leite de verdade). Por isso, sem susto!


Para aliviar, sugiro:👍 Elevar os pés durante a amamentação,

👍 Beba mais água.

👍 Vá ao banheiro com frequência.

👍 Mantenha-se em movimento. Faça caminhadas leves ou outros exercícios após verificar com o seu profissional de saúde se é seguro.

👍 Cuidado com o consumo de sal. Consumir muito sal pode fazer com que o corpo retenha mais líquidos.

👍 Se possível, faça drenagem linfática.‌


Lembre-se de que cada mulher é única, e os sintomas podem variar. Se você tiver alguma preocupação ou se o inchaço for muito intenso ou caso note VERMELHIDÃO, CALOR OU ÁREAS ENDURECIDAS nas pernas e pés, entre em contato com seu obstetra. 🚨🚨🚨

22 visualizações0 comentário
bottom of page