top of page

Série hormônios: Melatonina




Vamos combinar que dormir é uma das melhores coisas nessa vida? Então, precisamos falar sobre a melatonina. Trata-se de um hormônio produzido naturalmente pelo nosso corpo. Também conhecido como hormônio do sono, uma de suas funções básicas é induzir a pessoa a dormir. Ela está relacionada com a regulação do metabolismo ao longo do dia, o que inclui os períodos em que a pessoa está dormindo ou acordada.


Nessa vida abduzida pela tecnologia, temos cada vez mais estímulos luminosos mesmo durante a noite, com a televisão, computadores e o uso constante do celular, Por conta disso; algumas pessoas podem ter uma produção menor ou mais irregular da melatonina.


Alguns fatores costumam influenciar na produção de melatonina: idade, exposição a fontes de luz, alguns medicamentos, cegueira.


Como a melatonina é um hormônio relacionado ao ciclo do sono, hoje a suplementação de melatonina é indicada para quem tem dificuldade de começar a dormir, de manter o sono ou de ter um descanso de qualidade durante a noite.


Vale lembrar que melatonina pode ser interessante para o tratamento de alguns tipos de insônia, mas não funciona com todas, já que sua eficiência só é comprovada na indução inicial do sono.


Você tem dificuldade em pegar no sono? Converse com o seu médico e veja se o uso da substância é indicado para você!

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page